Histórico do Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas – CTG Farroupilha

Fundado no dia 6 de Junho de 1954, nos moldes de uma estância, o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas foi criado por um grupo de 86 cueras fundadores. O nome Farroupilha foi sugerido por um dos fundadores, o Prefeito Eduardo Vargas. 
Na Prefeitura Municipal, Patronato Rural, Clube Casino e Escritório Querência foram realizadas as primeiras reuniões. Após alguns anos, as reuniões foram realizadas nas dependências do Cine Ipiranga na rua Gaspar Martins. Em 1955, mais precisamente no dia 4 de junho, recebeu do Dr. Waldir Baptista Weber, por permuta, uma área do “Cinturão Verde”, onde a partir daí iniciaram-se as obras de construção da atual sede localizada na Avenida Eurípedes Brasil Milano, n°. 509.
O objetivo primordial do CTG Farroupilha é zelar pelas tradições do Rio Grande do Sul, e possui como lema: ”NESTE GALPÃO DE GAÚCHOS HAVERÁ SEMPRE UMA POUSADA PARA AQUELES QUE QUISEREM SE TAPAR COM O PONCHO DA DIGNIDADE E DA HONRA”, lema este criado por um dos fundadores e ex-Patrão o senhor Delci Dornelles.
A Bandeira do CTG Farroupilha foi idealizada pelo senhor Delci Dornelles, junto aos demais companheiros de patronagem. O primeiro Desfile se deu nas ruas da cidade em 20 de setembro de 1954 com vários fundadores e companheiros do Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas. O Churrasco foi no mesmo dia 20 no Patronato Rural (Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles). Após o churrasco foram realizadas Gineteadas e carreiras no Patronato. O primeiro Baile Pilchado se deu em 20 de setembro de 1954 no Clube Caixeral, com a estréia do Conjunto de Danças Folclóricas do CTG, e mais apresentações de Poesias.